Engana-se quem acha que o seguro é algo desnecessário. Ele é uma das principais maneiras para garantir a segurança da sua moto.
Muita gente desiste de fazer seguro por achar que é um gasto desnecessário ou por desconhecer os serviços que ele oferece. Mas saiba que em caso de acidente, a falta de seguro pode trazer custos muito mais altos do que você imagina.
O que é e como funciona o seguro
O seguro nada mais é do que um serviço que vai levar proteção à sua moto. É um contrato com uma companhia de seguros, cujo pagamento vai ser de acordo com a cobertura contratada.
Caso você bata a sua moto, o seguro vai cobrir o valor caso o dano seja coberto pela apólice de seguro.
O seguro pode cobrir os danos causados na sua moto ou em veículos terceiros.
É importante dizer também sobre a franquia, que é o valor que você tem de pagar caso necessite usar o seguro. Por exemplo: se você tem uma franquia de R$ 500 e precisa de um serviço que custa R$ 2000, você terá de pagar os 500 reais da franquia e a seguradora vai cobrir os outros 1500 reais de despesa.
A importância em ter seguro de moto
A seguir, vamos trazer mais benefícios em ter um seguro de moto.
Evitar custos repentinos
Bateu a moto e está sem seguro? Dependendo do ocorrido, você pode gastar uma grana alta para arrumar. E nem sempre você terá o dinheiro disponível para isso. Um seguro vai cobrir a maior parte das despesas e não vai prejudicar tanto o seu orçamento.
Imagina então ter dado ‘PT’ na moto? Em caso de perda total, o seguro vai pagar boa parte do valor (ou até o valor completo) para você comprar uma moto nova.
Diminuir prejuízos
O seguro cobre as principais despesas do acidente ou caso sua moto apresente algum outro problema.
As principais coberturas do seguro
Na hora de fechar o contrato, você pode escolher as principais coberturas que vai ter no seguro. Listamos as principais.
Colisão e batidas
Um dos principais motivos para ter seguro é esse, estar protegido em caso de acidentes e outros problemas. O seguro vai lidar com diferentes questões, seja a troca de peças ou conserto na carroceria.
Roubo e furto
As duas situações são diferentes. Roubo é quando alguém leva sua moto em um assalto, por exemplo. Já o furto é quando a moto é levada sem você estar presente. O seguro vai cobrir o valor da moto (ou parte dela) caso a moto não seja encontrada.
Danos a terceiros
Em um acidente em que você foi responsável, é possível que outro carro, moto ou até pessoas sejam prejudicadas. O seguro pode cobrir reparações a terceiros.
Reboque
Imagina sua moto parar de repente no meio da rua por algum problema mecânico. Você pode incluir o serviço de reboque no seguro, para levar sua moto a uma oficina credenciada.
Valores do seguro
O valor para contratar um seguro depende dos tipos de coberturas contratadas e outros fatores:
- A área de cobertura: onde o motociclista mora e onde costuma circular. Há cidades ou bairros em que o número de roubos são maiores, por isso o valor do seguro será mais alto.
- O modelo da moto: algumas motos podem dar mais problemas que outros, além de serem mais visadas por assaltantes. Além disso, motos mais caras terão um seguro mais caro.
- O condutor: o perfil do motociclista também é levado em conta pelas seguradoras. Uma pessoa com histórico de mau pagador ou que já envolveu em vários acidentes terá o seguro mais caro (ou até recusado).