Seja levando a moto para uma revisão ou com cuidados no dia a dia, há várias maneiras para você cuidar da sua motocicleta e manter o seu bom funcionamento.
A VAZ separou 8 dicas que vão te ajudar a deixar a moto sempre em bom estado.
Lavagem
Na hora de limpar a sua moto, evite usar jatos d’água com pressão, pois pode prejudicar componentes mecânicos, além da pintura e do sistema elétrico.
Troca de óleo
Para saber quando é o momento certo de realizar a troca de óleo, confira no manual do proprietário da moto. E use também o óleo indicado pelo fabricante.
O óleo tem dupla função, principalmente nos motores refrigerados: lubrificar e refrigerar. Se ocorrer vazamento no motor, procure uma oficina.
Embreagem
Há algumas práticas que você pode fazer no dia a dia para aumentar a vida útil da embreagem da moto. Ao parar no semáforo, coloque o câmbio em ponto morto, para não causar desgaste ao ficar com a mão na alavanca.
Rotação
Esticar as marchas prejudica a durabilidade do motor, assim como andar em rotações baixas demais. Quando a moto ainda está ‘aquecendo’, não exagere na rotação pois a temperatura do óleo ainda não está ideal.
Transmissão
Cuidar bem do kit transmissão, formado por corrente, pinhão e coroa, ajuda a aumentar a sua vida útil. Lubrifique a corrente, faça a limpeza correta e mantenha-a na tensão correta.
Pneus
Andar com os pneus com a pressão abaixo da indicada no manual do proprietário pode trazer vários problemas para a moto e para a segurança do piloto.
Além de calibrar corretamente, verifique sempre o estado dos pneus e os aros da roda.
Motor
Percebeu um barulho estranho no motor? Procure o quanto antes uma oficina. Deixar para resolver o problema depois pode trazer problemas ainda maiores para sua moto. Preste atenção também se a motocicleta começou a perder rendimento ou se há muita fumaça saindo do escapamento, pois são sinais de problemas no motor.
Combustível
A nossa principal dica é não abastecer com combustível de má qualidade. Viu gasolina ou etanol com preço abaixo do praticado no mercado? Desconfie! Usar combustível adulterado vai trazer problemas mecânicos para a sua moto.