O pneu é uma parte da moto que merece todo o cuidado. Andar com ele descalibrado, murcho ou careca, além de aumentar o consumo do combustível, é perigoso para a sua segurança.

Um pneu novo, no entanto, não é sinônimo apenas de segurança. Com ele, a moto volta a ter o padrão estabelecido pela fábrica, considerando que toda a parte ciclística (chassi, suspensões, rodas e freios) esteja em ordem.

Evite trocar seu pneu já gasto por um ‘recauchutado’, pois ele não vai oferecer o mesmo desempenho, durabilidade e aderência de um pneu novo.

E não espere nunca o pneu ficar completamente desgastado para trocá-lo. O pneu tem vida útil e quando estiver ressecado ou velho já precisa ser trocado. Se houver rachaduras na lateral do pneu já pode ser um sinal de que chegou a hora de trocar. 

A VAZ separou mais algumas dicas para quando você precisar mudar o pneu da moto: 

Marca e modelo

Não é à toa que cada modelo de moto conta com pneus específicos. Os engenheiros das montadoras trabalham para criar o tipo de pneu mais adequado e, claro, há uma série de testes que comprovam a qualidade e durabilidade daquele pneu. Na hora de escolher um pneu novo, dê preferência a um original, de acordo com as especificações que estão no manual do proprietário.

Medida

Do mesmo modo que falamos do modelo, a medida do pneu também deve ser a mesma da original de fábrica. Não invente em comprar um pneu que não seja o recomendado pelo fabricante.

TWI

Essa sigla que está na lateral dos pneus significa, em inglês, Tread Wear Indicator, ou Indicador de Desgaste. A sigla fica localizada no ressalto do interior dos sulcos. Caso a borracha desse ressalto esteja bem perto da borracha que vai de encontro ao solo, o pneu já não está em boas condições, principalmente para rodar em dias chuvosos.

Medida

Do mesmo modo que falamos do modelo, a medida do pneu também deve ser a mesma da original de fábrica. Não invente em comprar um pneu que não seja o recomendado pelo fabricante.

Montagem

A troca de pneus deve ser feita por um profissional experiente, que entenda do assunto. É preciso ferramentas específicas e cuidados para ajustar freios e transmissão. 

Após a troca, outra dica importante é não abusar dos pneus novos com acelerações fortes ou frenagens exageradas. Só após rodar alguns quilômetros é que os pneus vão atingir realmente a sua performance ideal.