Em um mercado cada vez mais competitivo, ter uma gestão profissional e se destacar dos concorrentes tem sido fundamental, não importa qual seja o serviço que você oferece. E uma oficina mecânica de motos não é diferente.
Você já parou para pensar quantas oficinas existem em sua cidade? Em cidades grandes, pode haver mais de cinco oficinas na mesma avenida, por exemplo. E como se destacar para que o cliente escolha você e não o seu concorrente? Oferecendo um serviço de primeira, com qualidade, bom custo-benefício e rapidez no atendimento. Enfim, sendo o mais profissional possível.
Neste artigo, nós da VAZ trazemos algumas dicas para que sua oficina de motos tenha uma gestão mais profissional.
Trabalhe com os melhores fornecedores
Evite criar uma dependência com apenas um fornecedor, trabalhando com uma lista atualizada com 2 ou 3 fornecedores.
Mais do que isso, tenha ao seu lado parceiros de confiança, cuja marca já é reconhecida no mercado. Ao trabalhar com quem você confia, e em grandes quantidades, você vai conseguir negociar prazos de entrega e valores.
Um problema que muitas oficinas sofrem é com a falta de produtos. Ao contar com um bom fornecedor, dificilmente você ficará na mão caso algum item tenha muita saída na oficina: é só ligar para o representante que lhe atende e solicitar um novo pedido.
Gestão do estoque
É como acabamos de dizer: uma oficina não pode ficar sem os produtos. Com uma boa gestão de estoque, o mecânico garante que o cliente não vai ficar com a moto parado por muito tempo.
O pior cenário para a oficina é o motociclista preferir ir no concorrente porque você não vai conseguir fazer o serviço por causa da falta de alguma peça.
Veja quais são os produtos que mais precisa para realizar os serviços do dia a dia e monte um bom estoque dele. E faça sempre um inventário para não deixar faltar nada e, consequentemente, não perder nenhum serviço.
Organização de processos internos
Saber se organizar é um dos principais pontos para ter uma gestão profissional e eficiente dentro da oficina. A organização é importante desde os espaços físicos (com um controle do estoque como acabamos de ver, por exemplo) até o fluxo dos processos internos, definindo procedimentos e o trabalho de cada funcionário.
Capacitação da equipe
Uma equipe qualificada já é um diferencial hoje em dia. E capacitar os funcionários, oferecendo cursos, traz diferentes benefícios:
- o serviço será mais bem realizado;
- os clientes ficarão mais satisfeitos com o trabalho feito;
- os funcionários se sentem motivados;
- toda a equipe estará sempre atualizada com as novidades do mercado.
Bom relacionamento com os clientes
Sabemos que este é um ponto importante e que não pode ser deixado de lado quando falamos em gestão profissional. Afinal, sua oficina depende exclusivamente dos clientes.
O bom relacionamento deve estar presente em todas as etapas do atendimento, desde a chegada do motociclista, durante o conserto da moto e após a entrega, conversando com o cliente como está o desempenho de sua moto.
Ofereça serviços exclusivos e diferenciados
Sua oficina tem algum serviço especial ou diferente da oficina do seu concorrente? Se sua resposta é ‘não’, talvez esteja na hora de você se especializar em algum assunto. Já pensou em ser a única oficina da cidade com serviços exclusivos para motos de alta cilindrada? Esse é apenas um exemplo do que você pode oferecer para se destacar no mercado.
Tenha um bom controle financeiro
Chegamos a um ponto fundamental: a saúde financeira da empresa. E ela está ligada a todos os itens anteriores que já citamos neste artigo.
Ao ter um bom controle de estoque, a chance de você gastar com algo desnecessário diminui bastante. Ao manter contato com bons fornecedores, você consegue negociar valores de produtos. Ao ter bom relacionamento com clientes, oferecendo produtos de primeira qualidade, mais clientes vão procurar sua oficina. E tudo isso acarreta em mais lucro.
Mas não se esqueça de controlar bem todo o caixa financeiro da sua oficina. Se por um acaso você perceber que está começando a fechar no vermelho, reveja todos os seus gastos e descubra o que está acontecendo de errado.
Com este artigo, a VAZ espera que sua oficina ganhe destaque e que você seja um especialista na manutenção de motos. Para ganhar ainda mais confiança dos clientes, ofereça os kits transmissão da VAZ na sua oficina. Entre em contato e conheça os kits de corrente, pinhão e coroa com melhor custo-benefício do mercado.