O amortecedor é uma peça fundamental para garantir a segurança da moto, mas você sabe como ela funciona e quais os principais problemas que pode ter?
A função do amortecedor é garantir a estabilidade da moto, suportando e absorvendo as irregularidades do terreno por onde a motocicleta passa.
Seja na sua instalação ou manutenção, é preciso de cuidados especiais com o amortecedor, pois ele garante a segurança do piloto nas curvas, frenagens e na direção como um todo.
A suspensão dianteira também ajuda a garantir estabilidade e segurança, mantendo a frente da moto junto ao chão.
Há diferentes tipos de amortecedores, sendo o hidráulico, o eletrônico e o à gás os principais.
O amortecedor hidráulico normalmente está nas motos que funcionam por meio de um sistema de óleo lubrificante e ar, é mais comum e barato, mas exige mais manutenção.
O amortecedor a gás tem uma vida útil superior que o hidráulico, pois o gás garante melhor desempenho e maior durabilidade da peça.
Já o amortecedor eletrônico é o top do mercado, encontrado em motos mais caras. Graças a comandos eletrônicos, o amortecedor se adapta às condições em que a moto trafega.
Os problemas mais comuns ao amortecedor
Nem é tão difícil saber quando o amortecedor está com problemas, afinal você vai perceber isso no dia a dia.
A perda de estabilidade é algo que ocorre bastante nas motos. Observe se a motocicleta está com alguma oscilação ao passar por lombadas ou em uma curva, por exemplo. Se tiver, é bom verificar os amortecedores em uma oficina.
Caso precise trocar, os amortecedores precisam ser trocados em duplas, para garantir a estabilidade e a segurança.
Se por um acaso uma peça do sistema de suspensão quebrar, o motociclista deve procurar logo um especialista para realizar a substituição. É importante procurar alguém de confiança, para instalar peças de qualidade e também para verificar se o quadro de suspensão está alinhado.
Andar com amortecedores gastos vai trazer outros problemas para a moto, pois vai acabar sobrecarregando outros componentes e os pneus, por exemplo, podem sofrer um desgaste a mais. Então, fique atento a esse detalhe: na hora de trocar a suspensão, preste atenção também às condições dos pneus.
Continue acompanhando o blog da VAZ para mais notícias de manutenção de motos e para pilotar sempre com toda a segurança.